Saiba qual o currículo ideal para você e qual perfil esperado para cada vaga!

Você já perdeu as contas de quantos currículo já enviou e não teve nenhuma resposta? Existe três coisas que pode está acontecendo com você:

Já percebeu que todas as vagas descrevem as atividades, requisitos e benefícios? Já parou para pensar o por que o RH gastam tempo para isso e como adaptar seu currículo?

As empresas sabem da rotina e desafios de cada setor, logo o RH tem o dever de identificar o papel de cada profissional para que o time alcance o resultado desejado.  Seria imprudente contratar uma pessoa sem qualificação para um cargo chave, assim como contratar uma pessoa super qualificada para fazer atividades que não exigem muito da sua intelectualidade. Seria prejudicial para a empresa pois teria prejuízo e para o recém contratado que se sentiria incapaz na primeira situação ou desmotivado na segunda situação apresentada.

Sendo assim, existe o Recrutamento (divulgação da vaga com as atividades, requisitos, etc para atrair as pessoas certas para aquela vaga) e Seleção (triagem dos currículos, entrevista, dinâmica, etc) para que seja encontrado o candidato ideal para aquela vaga. Candidatos com currículo fora do perfil descrito não serão convocados para entrevista, o ditado “jogar barro na parede para ver se cola” não dar funciona de forma alguma ao procurar emprego.

Então, tenha certeza que mandar currículo para todas as oportunidades que aparecem não é uma boa opção. Depois de um tempo terá a sensação que enviou diversos currículos e nunca é convocado. Envie currículo apenas se tem o perfil solicitado, a chance de ser chamado é maior e verá o fruto do seu esforço.

Se você se candidatou a diversas vagas em seu perfil e ainda não foi convocado, então pode ser seu currículo que precisa ser revisado.

Você já viu uma pessoa em uma festa e ficou impressionado, visto que, a maquiagem, arrumação do cabelo, vestimenta, etc, deixou a pessoa muito bem apresentável, totalmente diferente do dia a dia? Pois é, seu currículo também pode se apresentar de forma padrão, como de milhares de pessoas, ou matador, demostrando seu verdadeiro potencial.

Muitos nos solicitam modelos, mas infelizmente não acreditamos que existe modelos de currículos atual, existe formatos ideal para cada perfil. Frequentemente damos dicas especificas sobre partes do currículo, o que se aplica a cada perfil ou não em nossas redes sociais.

Aprenda a fazer o seu currículo: Word/PDF e Online.

Currículo Ideal

Você precisa ter uma coisa em mente, algumas vagas pode precisar de um currículo diferente para ser ideal. Como assim? Seu currículo deve ter um subtítulo OBJETIVO onde deve constar a área ou o cargo que deseja ocupar, recomendamos entre um a três que sejam interligados, mas você pode e deve mudar esse objetivo se harmonizando com a vaga que esta se candidatando.

Outro campo que deve ser observado é as experiências ou cursos exigidos na vaga, as vezes você tem o que a vaga solicita e por isso se candidata, mas por algum motivo não consta em seu currículo e por isso é descartado. Então se a vaga pede, por exemplo, experiência em algum sistema e você possui, certifique-se que seu currículo tem essa informação (pode ser inserido nas atividades desempenhadas) e altere se for preciso, esta alteração pode fazer parte do seu currículo padrão, ou se for algo específico para aquela vaga altere apenas para ela.

Como fazer uma carta de apresentação?

Se você se candidatou a diversas vagas em seu perfil, seu currículo estava perfeito e ainda não foi convocado, então a última explicação está na concorrência. Infelizmente não estamos falando apenas em pessoas com qualificações melhores que a sua para o cargo, inclui as pessoas que ainda não leram esse artigo e eram no primeiro motivo que falamos, desconsidera o perfil da vaga e envia currículo para todos os lados.

Isso é ruim para o recrutador que perde tempo vendo currículos que nada tem haver com o que procura e para os candidatos que tem o perfil e talvez nem tenha seu currículo visualizado pois como o recrutador recebeu milhares de currículo não consegue visualizar todos, incluindo os que tem perfil e seria convocado para entrevista. Para que mudemos essa realidade é necessário que outros sigam esse mesmo pensamento, então repasse essa informação para todos que conhece.

CONFIRA OUTRAS 10 DICAS PARA ACELERAR SUA RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.