Colégio-da-Polícia-Militar

Processo Seletivo para Admissão de Alunos do Colégio da Polícia Militar para 2020

A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA e o COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, fazem saber que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo para Admissão de Alunos nas Unidades do Colégio da Polícia Militar para o ano letivo de 2020.

DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS:

As vagas das Unidades do Colégio da Polícia Militar, nos termos do convênio celebrado entre a Secretaria da Educação e a Polícia Militar da Bahia obedecerão às seguintes proporções:

  • Para os colégios de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Barreiras: 50% (cinquenta por cento) das vagas serão destinadas aos filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PMBA e CBMBA, professores e demais servidores públicos civis da SEC colocados à disposição das Unidades do CPM/BA e 50% (cinquenta por cento) para filhos de outros cidadãos;
  • Para os colégios localizados em Salvador: 70% (setenta por cento) das vagas serão destinadas aos filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PMBA e CBMBA, professores e demais servidores públicos civis da SEC colocados à disposição das Unidades do CPM/BA e 30% (trinta por cento) para filhos de outros cidadãos.

Equipara-se a filho para fins do disposto no subitem 1.1 deste Edital, o menor sob tutela ou guarda judicial. Caso ainda não conste no RH Bahia a condição de tutela ou guarda provisória do candidato, por parte dos militares estaduais ou demais servidores constantes das alíneas do subitem 1.1, estes deverão providenciar para que se faça constar no RH Bahia e apresentar documentação comprobatória da situação supramencionada no ato da matrícula, sob pena do candidato não poder realizá-la.

REQUISITOS BÁSICOS PARA INGRESSO

2.1. O candidato, deverá atender aos limites de idade conforme previsão do Edital, bem como comprovar aprovação na série/ano antecedente àquela em que pleiteia matrículaOs requisitos básicos de ingresso deverão ser comprovados no ato da matrícula, perdendo o direito à vaga o candidato que não satisfizer as condições previstas neste Edital.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas pela Internet, através do site institucional da PMBA, a partir das 07 horas do dia 06/01/2020 até as 18 horas do dia 10/01/2020.

O sistema eletrônico de inscrições emitirá comprovante ao final do procedimento de inscrição que deverá ser impresso e mantido em poder do candidato.  O comprovante referido é o único documento apto a comprovar a inscrição no sorteio e os dados a ela referentes. O candidato, no ato da inscrição, fará opção pela Unidade do CPM que deseja concorrer, bem como só poderá ser inscrito uma única vez neste sorteio.

O candidato inscrito na cota de filho de servidor para os CPM da Capital (CPM Dendezeiros, Lobato, Ribeira, Luiz Tarquínio e Cajazeiras), no ato da inscrição, poderá escolher outra Unidade como 2ª opção, outra como 3ª opção, outra como 4ª opção, e por fim, outra como 5ª opção que deseja concorrer, na mesma série/ano escolhido anteriormente, conforme Quadro de vagas constantes no Anexo I.

O candidato inscrito na cota de civil para os CPM da Capital (CPM Dendezeiros, Lobato, Ribeira, Luiz Tarquínio e Cajazeiras), no ato da inscrição, poderá escolher outra Unidade como 2ª opção, outra como 3ª opção, outra como 4ª opção, e por fim, outra como 5ª opção que deseja concorrer, na mesma série/ano escolhido anteriormente, conforme Quadro de vagas constantes no Anexo I.

SERÁ OBRIGATÓRIO, no ato da inscrição eletrônica, dentre outras informações, o preenchimento do campo RG (com o número da carteira de identidade ou o número da Certidão de Nascimento) e o número do CPF do candidato, bem como, o preenchimento por extenso e sem abreviaturas do campo referente ao nome da mãe e do campo referente ao número do CPF daquele, com vistas a evitar inscrições em duplicidade;

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

O critério para a seleção de todos os inscritos será o sorteio eletrônico, respeitado o critério de ano de nascimento e a proporção contida no Edital.

Proceder-se-á o sorteio eletrônico às 09h00min do dia 13/01/2020, no Instituto Anísio Teixeira – IAT, Localizado no Vale das Muriçocas, s/n, bairro São Marcos, nesta capital, sob a coordenação da Comissão nomeada por ato do Comandante Geral,.

Os candidatos, cujo número de ordem de classificação estiver dentro do número de vagas previstas, constarão em lista denominada CONTEMPLADOS; se no processo de inscrição remanescerem vagas destinadas aos candidatos da quota correspondente a filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PMBA e CBMBA, professores e demais servidores públicos civis da SEC colocados à disposição das Unidades do CPM/BA, estas passarão para os candidatos inscritos na quota correspondente a filhos de outros cidadãos, obedecido rigorosamente o critério de classificação previsto no subitem 4.8.2, sendo publicada a primeira lista denominada SUPLENTES, convocando imediatamente para matrícula.

MATRÍCULA

Terão direito à matrícula os candidatos integrantes da lista de CONTEMPLADOS no sorteio eletrônico. Para efetivação da matrícula, os pais ou o responsável legal pelo candidato contemplado deverão dirigir-se a Unidade do CPM escolhida no ato da inscrição, entre os dias 14/01/2020 a 17/01/2020, das 08h00min às 17h00min, nas unidades educacionais do interior do estado e entre os dias 14/01/2020 e 15/01/2020, das 08h00min às 17h00min e nos dias 17/01/2020 e 20/01/2020 nas unidades educacionais da capital do estado.

Havendo vagas não-preenchidas, serão convocados para matrícula, até o início do ano letivo de 2020, os candidatos subsequentes, atendendo-se rigorosamente a ordem de classificação até o limite do seu provimento, cujas listas serão publicadas nos site institucional da PMBA.

LEIA O EDITAL

data-full-width-responsive="true">

Verifique também

Casa-do-Trabalhador

Casa do Trabalhador informa as vagas disponibilizadas nesta Terça-feira (18/02) em Feira de Santana

A Casa do Trabalhador tem a grata missão de inserir, reinserir e manter trabalhadores no ...

Entrar no Grupo