Paranapanema abre vagas nas áreas de RH, Coordenação e Química

A Paranapanema S.A. atua na fundição e no refino de cobre primário e na produção de semimanufaturados de cobre e suas ligas. É, assim, a única empresa a transformar o cobre mineral em metal no Brasil. As atividades da Companhia abrangem grande parte da cadeia industrial do material, seguindo até a fabricação e a venda de produtos e coprodutos, como vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões, entre outros.

Com 2.047 colaboradores e receita líquida de R$ 3,5 bilhões em 2017, posiciona-se como a quarta maior empresa do estado da Bahia e a 110ª do país, segundo a publicação Melhores e Maiores de EXAME. Suas unidades industriais somam três. Na matriz, localizada em Dias d’Ávila (BA), são produzidos cátodos, fios e vergalhões, além de coprodutos de cobre, como lama anódica e ácido sulfúrico. Na unidade de Santo André (SP), onde também fica a sede fiscal da Companhia, fabricam-se produtos de cobre e suas ligas, como laminados, tubos e barras. A terceira unidade fica em Serra (ES), onde são produzidas conexões de cobre. O CDPC – Centro de Distribuição de Produtos de Cobre Ltda., controlada da Paranapanema, tem unidades na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e realiza a logística de distribuição.

Coordenador de Comércio Exterior

Principais Responsabilidades: Responsável por consolidar toda documentação que suporta o processo de Comercio Exterior (Importação e Exportação) junto aos clientes internos e externos; Garantir cumprimento de toda regulação relacionada ao ambiente de Comercio exterior e suas interfaces (Receita Federal, Órgãos Governamentais, Aduanas, etc), mitigando e mapeando todos riscos que possam causar ônus à Empresa; Garantir cumprimento dos prazos acordados para liberação dos documentos de Importação e Exportação, mantendo alinhamento constante com as áreas de PCP, Logística e Comercial; Conduzir projetos de melhoria que envolvam novos desenvolvimentos por parte da área de comex. (Exemplo: OEA); Conduzir projetos de melhoria de processos dentro da área, envolvendo o time e desenvolvendo talentos dentro da equipe; Desenvolver e monitorar KPIs para melhoria continua da área, reportando mensalmente para Gerencia e Diretoria.

Formação: Administração, Comércio Exterior, Logística ou Engenharia. Pós Graduação/MBA

Requisitos Imprescindíveis:  Sólida experiência com processos de Desembaraço aduaneiro, documentação junto a Receita Federal; Experiência sistema SAP PWCE ou Softwares de COMEX; Inglês Avançado; Pacote Office.

Requisitos Desejáveis: Conhecimento em mapeamento de Processos (Lean, 6 sigma, Kaizen); Experiência em Industria; Experiência Segmento Metalúrgico.

Localidade: Dias d’Ávila, BA

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Chefe RH

Requisitos do Cargo: Superior Completo em Psicologia, Administração, Direito ou áreas afins. Pós Graduação ou MBA em RH, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas ou áreas afins.

Conhecimento: Gestão de equipe, Processo de Gestão de Performance e Gestão por Competências, Ferramentas de Seleção e Avaliação de Pessoas, Indicadores de Treinamento, Desenvolvimento e Seleção, Coaching e Mentoring, Metodologias em remuneração – Hay / Mercer/ Towers, Legislação Trabalhista e Previdenciária, Medicina do Trabalho, Pacote office.

Principais Responsabilidades: Condução de programas de Desenvolvimento Humano & Organizacional, assegurando o cumprimento das políticas e normas, que visem dotar a Empresa de uma força de trabalho qualificada e eficaz. Condução de processos seletivos alinhados ao plano estratégico, através da busca de profissionais com perfil aderente a cultura organizacional. Acompanhamento do processo de Gestão de Desempenho/Programa Anual de Metas, bem como as etapas de metas individuais; processo de revisão, avaliação, fechamento e feedback aos envolvidos. Condução dos programas de capacitação e desenvolvimento para todos os níveis,  tais como: programas de educação continuada, desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento de competências, team buildings, treinamentos comportamentais, programas customizados ou cursos externos (congressos, workshops etc.), treinamentos técnicos, operacionais e obrigatórios e etc. Desenvolvimento de análises que contribuam para as estratégias de recursos humanos; monitorar indicadores, propor alternativas, orientar e acompanhar o desenvolvimento de planos de ações eficazes.

Apoio aos gestores na atualização das descrições dos cargos da planta local. Reporte das promoções, enquadramentos, movimentações para matriz, para garantir a equilíbrio interno e externo de cargos e salários. Apoio às gerências no orçamento de pessoal de suas áreas em seu cumprimento durante o ano. Apoio às gerências revisão de estruturas organizacionais. Suporte a área de benefícios em relação aos contratos vigentes e futuros. Garantia do atendimento da demanda de consultas e procedimentos ocupacionais e clínicos através do planejamento e coordenação das atividades da equipe de medicina ocupacional. Garantia do cumprimento do fluxo de encaminhamento das ações de cuidado médico, seguindo a legislação pertinente. Gestão dos afastados previdenciários.

Localidade: Dias D´Avila/BA

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Químico

Descrição das Atividades

  • Responsável por consolidar toda documentação que suporta o processo de Comercio Exterior (Importação e Exportação) junto aos clientes internos e externos;
  • Responsável técnico do laboratório perante aos órgãos fiscalizadores;
  • Gestão de Pessoas do laboratório da Fábrica da Bahia: Assegurar o desenvolvimento das pessoas através do planejamento, provisão e condução de treinamentos técnicos em análise química mediante a manutenção e aprimoramento da competência técnica da Departamento da Qualidade da Metalurgia;
  • Desenvolver novas metodologias analíticas para atender a novas necessidades de atributos de qualidade química exigidos pelo mercado para os produtos e coprodutos, parâmetros de qualidade exigidos pela legislação ambiental e novas tecnologias dos processos industriais, em sintonia com as tendências do mercado;
  • Assegurar o cumprimento do plano de análises químicas para o controle de qualidade dos produtos, matéria prima, processos e monitoramento do meio ambiente, mediante os recursos necessários para o transporte, preparo e análise química e física das amostras conforme procedimentos operacionais;
  • Assegurar a emissão de certificados de análise química dos produtos, coprodutos e matéria prima.

Requisitos

  • Formação Química ou Engenharia Química;
  • Pós Graduação/MBA.

Conhecimentos Imprescindíveis:

  • Sólida experiência com rotina de laboratório;
  • CRQ de bacharel ativo;
  • Inglês Avançado;
  • Pacote Office;
  • Desenvolvimento de metodologias em química analítica;
  • Conhecimento no processo de amostragem e abertura de amostras inorgânicas.

Conhecimentos Desejáveis:

  • Metodologias Gravimetria, Volumetria e Instrumental;
  • Análise de águas e efluentes;
  • Conhecimento em metrologia e ensaios físicos;
  • Conhecimento SAP (modulo QM);
  • Conhecimento em estatística aplicada a experimentos;
  • Conhecimento em Lean System.

Localidade: Dias d’Ávila, BA

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