Interessados em se inscrever na seletiva de elaboradores de imagens para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) devem realizar o cadastro até o próximo domingo, 24 de janeiro, pelo sistema de inscrição do Banco Nacional de Itens (BNI). O processo seletivo é voltado a professores e artistas visuais. Os selecionados serão responsáveis pela produção digital de imagens, histórias em quadrinhos, ilustrações, fotografias e demais artes digitais das questões que poderão compor as avaliações da educação básica.

Entre os requisitos exigidos, o candidato deve ser, obrigatoriamente, graduado em artes, artes visuais, comunicação social, arquitetura, design ou áreas afins, conforme previsto no edital. É necessário ter habilidade para elaboração de imagens digitais, além de possuir conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas da internet. Também é imprescindível ter habilidade específica em ilustração e/ou em fotografia na solução digital de questões visuais.

No momento do cadastro, os interessados deverão indicar o perfil de vaga à qual estão se candidatando, além de anexar os documentos comprobatórios — entre eles, diploma, certificado (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso na área de interesse da seletiva. A documentação deverá ser anexada em PDF, em arquivo único, contendo o nome do candidato e o número do perfil selecionado. Vale destacar que os interessados podem se candidatar a mais de um perfil de vaga.

O sistema de cadastro não permitirá a conclusão do cadastro dos colaboradores que não preencherem todas as etapas previstas no edital. É importante ressaltar que a condição de colaborador credenciado também será atribuída somente aos candidatos que, ao final do processo de seleção, obtiverem frequência de 100% e aproveitamento mínimo nas atividades de capacitação.

Será realizada uma classificação de acordo com a pontuação obtida nos requisitos obrigatórios e complementares, a partir da conferência dos documentos comprobatórios enviados pelo candidato. A classificação determinará a ordem em que os candidatos selecionados serão convocados para as capacitações, conforme o perfil e as necessidades do Inep.

É importante lembrar que o candidato não pode ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Inep, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ou neles estar em exercício, exceto no caso de docentes do ensino superior. Interessados poderão obter maiores informações no portal de inscrição (Acesse o Sistema BNI).

Acesse o Edital n.º 97 | Acesse a retificação do edital | Saiba mais sobre o Saeb. – Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep/adaptado.