Processo-Seletivo

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas, divulgou o edital do certame para admissão às escolas de formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/2023). O processo seletivo Marinha Mercante está ofertando 263 vagas destinadas ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e ao Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém – PA.

As oportunidades ofertadas são para Oficiais de Máquinas e de Náutica da Marinha Mercante, que são aquaviários. Como se trata de um processo seletivo e não um concurso público, aqueles que forem contratados não são considerados como militar de carreira da Marinha do Brasil.

Os cursos disponíveis no processo seletivo Marinha Mercante são para Formação de Oficial de Máquinas da Marinha Mercante (FOMQ) e Formação de Oficial de Náutica da Marinha Mercante (FONT).

A partir de 2023 serão iniciados os cursos, que ocorrerão em regime de internato e terão um período acadêmico, com duração de seis semestres, e um período de estágio embarcado, que terá duração entre 12 e 24 meses.

Os cursos são gratuitos e os alunos recebem uma remuneração mensal, alimentação e alojamento, assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa e uniformes.

Ao concluir o curso, o aluno é nomeado Segundo-Tenente da Reserva de 2ª Classe da Marinha e recebe um diploma de bacharel em Ciências Náuticas.

No total são 263 vagas ofertadas na seleção, sendo 114 vagas para o CIAGA e 119 vagas para o CIABA.

As inscrições serão realizadas apenas via internet, entre as 12h do dia 01 de junho e as 23h59 do dia 15 de junho de 2022. Para se inscrever, acesse o site do CIAGA. Pelo link informado o candidato terá acesso ao formulário de pré-inscrição. Depois, será necessário imprimir o boleto bancário referente à taxa de inscrição, que possui o valor de R$ 65,00. Será possível solicitar a isenção da taxa de inscrição pelo candidato que for membro de família com renda per capita de até um salário mínimo e meio federal, desde que tenha cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista de escola particular.