entrevista-online

Não restam dúvidas de que o trabalho home office está mais em evidência do que nunca no mercado. Mesmo com o avanço da vacinação contra a COVID-19, milhares de empresas adotaram esse novo formato. Por isso, vamos te dar cinco dicas valiosas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego online e conquistar a vaga dos sonhos.

1) Fique por dentro da cultura organizacional da empresa

Essa talvez seja a dica mais importante. Não existe nada mais desagradável do que entrevistar um candidato que não sabe absolutamente nada sobre a empresa na qual pretende trabalhar. Mesmo que você esteja fazendo uma entrevista online, é fundamental ter o mínimo de conhecimento sobre a organização.

Dessa forma, faça uma boa pesquisa na internet sobre a empresa (e o seu mercado de atuação), acesse o site dela e busque por informações relevantes sobre a cultura do negócio. Lembre-se de quanto mais conhecimento você tiver, maiores serão as chances de se sair bem.

Estar munido de informações importantes sobre a empresa pode deixá-lo mais tranquilo para responder as perguntas e não ficar a ver navios na hora da entrevista de emprego online para uma vaga de trabalho home office.

2) Atente-se para o ambiente em que será realizada a entrevista online

Muitos candidatos, por se sentirem literalmente em casa na hora da entrevista, acabam se esquecendo de dar a devida atenção para o cenário. O ambiente deve ser escolhido a dedo, já que nada pode atrapalhar a comunicação. Ou seja, quanto mais silencioso ele for, melhor.

Quando o assunto é entrevista de emprego online, até a iluminação não deve ser esquecida, já que os recrutadores precisam conseguir ver o candidato com nitidez. Uma boa dica é combinar luz natural com artificial, desde que não fique claro demais.

Vale lembrar que nada deve tirar a concentração de quem está envolvido na entrevista. Preferencialmente, o fundo do cenário deve ser neutro (uma parede branca é perfeita). Certifique-se de que não existe a possibilidade de nenhum tipo de interrupção ou distração, como outras pessoas transitando atrás de você.

3) Não se esqueça de testar os equipamentos antes

Outra dica importantíssima na hora de fazer uma entrevista de emprego online é testar todos os equipamentos que serão utilizados com bastante antecedência. Vai usar o seu notebook? Teste a câmera, o software da videoconferência, o áudio e o microfone do equipamento. Tudo precisa estar funcionando perfeitamente.

Se for o caso, faça um teste com um amigo antes. Dessa forma, se algo der errado, existe tempo hábil para corrigir o defeito. O mesmo vale caso você faça a opção por usar o celular. Lembre-se de ter um suporte para colocá-lo, já que não é recomendado ficar segurando o aparelho durante a entrevista.

Não se esqueça de garantir que o local tenha uma boa conexão com a internet, para que a entrevista não seja interrompida por causa de falhas, o que pode ser bem chato.

4) Capriche no visual

Não é só porque você vai fazer a sua primeira entrevista de emprego online que vai deixar o desleixo se tornar notório, certo? Mesmo que esteja em casa, o recomendado é vestir-se como se fosse fazer uma entrevista no formato presencial.

Usar roupas inadequadas pode remeter à falta de compromisso ou interesse. Imagine como seria deselegante entrevistar um candidato com o cabelo todo atrapalhado, de pijama e com aquela cara que mostra nitidamente que ele acabou de acordar.

Por isso, vista-se de forma adequada e dê aquele trato em seu visual. Trajes formais e com cores sóbrias são os mais indicados para essa ocasião.

5) Tenha outros dispositivos como plano B

Imagine a seguinte situação: depois de 30 minutos de entrevista de emprego online, de uma hora para outra, o seu computador apaga do nada. Complicado, não? Por isso, é recomendado sempre ter uma “carta debaixo da manga” caso isso aconteça contigo.

Deixe o seu celular, tablet ou qualquer outro dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet sempre por perto e carregado, pois eles podem ser de grande valia em casos dos eventuais “bugs”.

Ter um plano B nessa hora pode fazer o candidato não perder o ritmo da entrevista e muito menos as chances de ser aprovado. Imprevistos podem acontecer em entrevistas de emprego online para trabalho home office e ninguém está imune a eles. Mas ser precavido é sempre bem-vindo e bem-visto, certo? Boa sorte.