Dicas: 11 coisas que você deve levar para a Entrevista de Emprego

11 coisas que deve levar para a Entrevista de Emprego

Estar bem preparado e conhecer a empresa é a fórmula ideal para ser bem sucedido na entrevista de emprego. Pensando nisso e preocupados com algumas dúvidas lançadas por vocês seguidores, preparamos este post com algumas dicas!

Então, vista-se a rigor, treine a sua apresentação e leve consigo:

1. Várias cópias do seu CV
A entrevista de emprego pode decorrer com vários entrevistadores, por isso, você deve estar preparado para facultar uma cópia do seu CV a cada um. Os recrutadores também notarão que planejou a entrevista, o que mostra pro-atividade e aumenta a probabilidade de você ser contratado.

2. Apenas uma mala/pasta
Opte por uma pasta preta simples, e fácil de transportar. Se possível, evite levar mala de mão e pasta. Coloque os seus pertences pessoais dentro da pasta para evitar ter que colocar a mala no chão ou na parte de trás da cadeira. A pasta deve ter uma alça comprida que possibilite o transporte ao ombro.

3. Um bloco de notas
Por norma, é necessário tirar apontamentos durante a entrevista de emprego, para mais facilmente avaliar a sua performance e a oferta que lhe foi (ou não) feita. Transporte o seu próprio bloco de notas de aspecto simples e clássico. Não leve consigo cadernos com imagens ou desenhos na capa, pois darão uma imagem pouco profissional.

4. Duas canetas
Para escrever só precisa de uma caneta. No entanto, é aconselhável que leve duas para o caso da primeira ficar sem tinta ou o recrutador precisar também de escrever algo. Certeza que o recrutador terá uma caneta em algum lugar, mas esta é uma boa oportunidade para você mostrar a sua simpatia e poupar-lhe alguns minutos de interrupção da entrevista.

5. Vestuário adequado
Pesquise sobre a cultura empresarial e vista-se de forma apropriada ao meio profissional onde pretende se inserir. Em caso de dúvida, é preferível estar demasiado formal do que parecer desleixado. Opte por cores sóbrias, não chamativas, ex.: vermelho.

6. Uma personalidade vencedora
Os recrutadores estão a contratar uma pessoa, não um robô. Assim, querem ficar a conhecer a personalidade da pessoa com quem vão (possivelmente) trabalhar no futuro. Mostre-se confiante e entusiasmado com a vaga de emprego para criar uma imagem positiva na mente do empregador.

7. Preparação para as perguntas difíceis
Não se deixe apanhar desprevenido. Prepare respostas para as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e compreenda o porquê de existirem perguntas complexas e que aparentam ser “sem sentido”. Lembre-se que o recrutador quer conhecê-lo como profissional e perceber se está pronto para os desafios da empresa, pelo que poderá testar a sua resistência à pressão e pensamento analítico. Nas suas respostas inclua exemplos reais de sucesso profissional ou de vezes em que conseguiu ultrapassar obstáculos.

8. A verdade
Fale de forma honesta sobre as suas competências e experiência anterior. Os entrevistadores compreendem que nenhum candidato é perfeito, por isso esperam conhecer alguns dos seus pontos fracos. Não vale a pena “esticar a verdade” pois poderão ser exigidas tarefas de si para as quais poderá não está preparado.

9. Auto-confiança
Por último, leve consigo confiança de que é capaz de fazer um bom trabalho. Confie nas suas competências, na sua personalidade e na capacidade de discurso. Acredite que vai conseguir o emprego.

10. Celular desligado
Imagine que está na entrevista de emprego e o seu telemóvel começa a tocar? Quer mesmo que isto aconteça? Então desligue o telemóvel antes de entrar para a entrevista. Pô-lo em vibração também é uma opção, no entanto pode ouvir-se o movimento, o que pode soar como falta de respeito para com o entrevistador.

11. Auto-confiança
Por último, leve consigo confiança de que é capaz de fazer um bom trabalho. Confie nas suas competências, na sua personalidade e na capacidade de discurso. Acredite que vai conseguir o emprego.

Dica extra:

12. Você já deve saber essas coisas, e não procurar perguntar ao recrutador ao ser contatado para a entrevista. Destaque as suas competências mais fortes e faça o recrutador acreditar que você é a pessoa ideal para a função. Sucesso!