Boa notícia, concurseiro! O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Caio Paes Andrade, assinou a autorização para publicação do novo concurso público da Agência Nacional de Mineração (ANM). Confira o que já se sabe sobre o certame.

A confirmação da abertura de 40 vagas no cargo de Especialista em Recursos Minerais veio por meio do Diário Oficial da União. A função exige que o candidato tenha ensino superior em área ainda não informada.

O edital será publicado até janeiro de 2022, ou seja, ficará disponível em até seis meses.

Pedidos

A primeira solicitação enviada pela ANM o Ministério da Economia buscava o preenchimento de 40 vagas na área de barragens de mineração. A agência também enviou outro pedido solicitando a abertura de outras 150 vagas no cargo de Especialista em Recursos Minerais, alegando “grave déficit de pessoal”.

O time da economia provavelmente atendeu aos pedidos de forma parcial, liberando 40 vagas para especialista, com possível lotação em 2022 e 2023. Se as áreas forem as mesmas que constam no perdido, serão admitidos profissionais com formação em Engenharia de Minas, Geologia, Contabilidade ou Economia, Direito e Estatística.

11 anos sem concurso

O último concurso da ANM foi realizado em 2010, o que significa que o quadro de pessoal da agência não é suficiente para cumprir as demandas do órgão. De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), a agência atua com apenas dez fiscais em exercício nas barragens de mineração do país.

ACOMPANHE OUTRAS VAGAS NO: INSTAGRAM | TELEGRAM