Embasa

A espera que já dura mais de dois anos quanto ao novo concurso Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) pode estar chegando ao fim! Uma resolução divulgada em Diário Oficial ampliou o quadro de vagas da companhia: antes, estavam autorizadas 854 vagas. Agora, são 930!

De acordo com o documento oficial, o Conselho de Administração da empresa se reuniu ordinariamente em julho de 2021 e deliberou a favor da ampliação das futuras vagas.

Confira abaixo a íntegra da resolução, que saiu no Diário Oficial do Estado da Bahia, em 24 de agosto de 2021:

Resolução nº 121/2021 do Conselho de Administração

A Embasa torna público que o Conselho de Administração, no uso de suas atribuições estatutárias e tendo em vista o deliberado na reunião ordinária realizada em 22/07/2021, resolveu reti-ratificar a Resolução do Conselho de Administração nº 218/2018, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, em 23/04/2019, que autorizou a realização de Concurso Público para provimento de vagas na Embasa, com alteração do quadro de vagas, que passa de 854 para 930. Salvador, 22/07/2021. Cícero de Carvalho Monteiro – Presidente do Conselho de Administração

Status atual do concurso Embasa

Com a reti-ratificação (alteração e confirmação) da autorização dada em 2019, a Embasa pretende preencher, nos próximos meses, um total de 930 vagas.

Tudo indica que as oportunidades serão para cargos das áreas técnica e operacional. Embora estejamos ainda em meio às dificuldades orçamentárias do estado e, claro, à situação sanitária (pandemia), existe uma expectativa de que esse concurso não demore.

O governador Rui Costa, em fevereiro de 2021, disse para uma rádio que o edital poderia ser lançado até o final do segundo semestre de 2021. Com isso, toda a tramitação do concurso aconteceria mesmo só em 2022:

Você pode realizar algum concurso no final do ano, já que só poderá ser chamado ano que vem, porque senão você cria uma falsa expectativa, e a pessoa só vai poder ser chamada ano que vem. Então, se concurso houver, em algumas dessas áreas, só será feito no segundo semestre, porque a lei proíbe de chamar qualquer pessoa nova que eleve a despesa de pessoal até dezembro desse ano.

Concurso Embasa: cargos e salários

Os salários previstos para as futuras vagas da Embasa serão bem superiores aos do seu último concurso, de 2017. Naquela época, variaram de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31.

Os cargos oferecidos foram os seguintes:

  • Nível médio ou técnico: Agente Administrativo, Agente Operacional, Assistente de Laboratório, Operador de Processos de Água e de Esgoto, Técnico Operacional (Edificações), Técnico em Eletromecânica;
  • Nível superior: Analista de Tecnologia da Informação (Desenvolvimento), Contador/Analista de Gestão (Ciências Contábeis), Engenheiro Civil/Produção Civil, Engenheiro Sanitário/Ambiental e Engenheiro Eletricista.
Concurso Embasa: histórico de previsões

O concurso Embasa já apareceu em duas leis orçamentárias anteriores a 2020. Mesmo assim, não chegou a ser realizado no ano seguinte.

De 2020 até nossos dias, por exemplo, a justificativa que mais pode estar influenciando a não realização é a da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Originalmente, o pedido foi feito em 2018, tendo em vista o orçamento de 2019. Foram pedidas 854 vagas, mas, na PLOA, foram especificadas 850 oportunidades. Agora, em agosto de 2021, o total aumentou para 930 vagas. Por isso, é interessante que o concurseiro comece a estudar para as provas da Embasa o mais antecipadamente possível. Afinal, como bem lembrou o governador, os trâmites estão mais acelerados e a probabilidade do concurso ocorrer o quanto antes é bem maior.