entrevista-de-emprego

Como responder a perguntas sobre competências na entrevista de emprego?

As entrevistas de emprego são um pesadelo para a grande maioria dos candidatos. Porém, a ansiedade e o medo vivenciados nesse momento podem ser reduzidos ou eliminados com uma preparação adequada.  Neste post, explicarei uma técnica para que você estruture melhor suas respostas e apresente o seu potencial para a vaga de forma clara e convincente.

Geralmente, o recrutador realiza algumas perguntas para entender como você demonstrou uma habilidade ou competência em experiências profissionais passadas. Por exemplo: você pode receber uma pergunta: “Você se percebe como um bom líder? Conte uma experiência no passado que justifique a sua resposta.”.

E, neste momento, se você não tiver se preparado, pode escorregar na resposta, apresentar uma situação irrelevante ou não conseguir explicar claramente como apresentou aquela habilidade.

Ao utilizar a técnica STAR você não terá problemas. Trata-se de uma abordagem estruturada para apresentar da melhor forma possível as suas experiências durante a entrevista. STAR significa “Situação”, “Tarefa”, “Ação” e “Resultado”, o que te permite criar uma organização sobre o que vivenciou no passado, mostrando ao recrutador o seu potencial.

Como aplicar a técnica STAR?
Você pode utilizar a técnica STAR para todas as perguntas que buscam coletar evidências de como as suas competências foram utilizadas no passado. Para exemplificar, vamos imaginar a seguinte pergunta:

“Você descreve forte habilidade de construir relacionamento com clientes. Você pode me descrever uma experiência passada que comprove esta competência?”

Agora, veja abaixo o passo a passo de como estruturar esta resposta e se sair bem em qualquer entrevista de emprego que realizar no futuro:

  • S – SITUAÇÃO

Descreva, apenas com os detalhes necessários, o contexto no qual você estava inserido e, assim, apresente ao recrutador o motivo da aplicação das suas habilidades:

“Ao trabalhar no projeto X, na empresa Y, no ano de Z, recebemos o desafio de corrigir as falhas deixadas pela equipe anterior para mantermos a satisfação do cliente.”

  • T – TAREFA

Neste momento, fale sobre o papel que tinha na equipe e quais as expectativas que a sua liderança tinha sobre o seu trabalho.

“Como analista responsável pelas entregas das correções, tive que corrigir os problemas gerados pela equipe anterior e recuperar o relacionamento com o cliente para que futuras oportunidades de negócio fossem geradas.”

  • A – AÇÃO

Na sequência, é importante mostrar ao recrutador quais ações aplicou para entregar a tarefa que tinha em mãos. Você precisa descrever como a sua ação comprova a sua habilidade:

“Desta forma, eu passei a realizar reuniões diárias com o cliente para apresentar os resultados do trabalho e as correções implementadas. Além disso, acompanhava o nível de satisfação do cliente através de avaliações semanais. Para que pudesse desenvolver ainda mais o relacionamento, marcamos reuniões semanais para entender quais as novas expectativas do cliente e incluir isto no cronograma das demandas.”

  • R – RESULTADO

E, por fim, apresente claramente os resultados obtidos através das ações implementadas. Demonstre o resultado positivo obtido através da sua interferência pessoal.

“Com estas ações, ao longo de seis meses, obtivemos um reconhecimento formal da diretoria do cliente sobre a nossa atuação emergencial e profissional com as demandas. Melhoramos os indicadores de satisfação em 45% e fechamos duas novas oportunidades de negócio.”

Por que você deve aplicar a técnica STAR?
Esta técnica garante que o foco seja apenas a pergunta do recrutador. Assim, você dificilmente se perderá em seus pensamentos, distrações ou argumentos que deseja apresentar durante a entrevista. A técnica STAR possui uma estrutura fácil de seguir e evita que você se perca ao contar uma situação do passado, dando foco apenas no que realmente é importante para o recrutador, apresentando exatamente os pontos que ele deseja ouvir.

Porém, é importante você treinar antes da entrevista com algumas possíveis perguntas que o recrutador possa fazer. Avalie o seu perfil e o da vaga e imagine quais competências ou habilidades o recrutador tenha interesse em conhecer. Assim você conseguirá aplicar a técnica STAR com qualquer pergunta no futuro. –  Fonte: iBahia

data-full-width-responsive="true">

Verifique também

Emprego-sem-experiência

SEM EXPERIÊNCIA; Academia abre vagas para Atendente em Salvador e Vitória da Conquista

Atender, recepcionar e vender planos de academia. Precisa gostar de se comunicar e se relacionar ...

Entrar no Grupo