Saiba como fazer o seu currículo Word/PDF e Online

Segundo a história o currículo foi inventado em 1482, mas de lá para cá a tecnologia e a evolução dos processos seletivos forçaram diversas alterações no mesmo. Esse assunto se tornou tão importante que foram criados alguns padrões que muitos repetem até hoje: fonte Arial, tamanho 12, precisa ser resumido, o currículo precisa ter no máximo duas folhas, etc.

De fato, algumas dessas orientações são pertinentes, mas a maioria das vagas hoje não divulga e-mail para se candidatar, você precisa preencher um currículo online. E agora como fazer currículo online? Tem diferença do currículo em Word/PDF? Sim, apesar de as informações serem as mesmas, visto que é seu histórico profissional e acadêmico, cada ferramenta tem suas particularidades.

Vamos falar primeiro da estrutura do currículo e as informações que você deve incluir nele ou não:

Dicas para fazer currículo em Word/PDF

Dados pessoais

  • Nome completo
  • Estado civil (se for solteiro e jovem, omitir isso do currículo pode ser favorável visto que muitos jovens de 19/20 anos ainda estão na fase de curtir e não levam a sério o trabalho, mas você é diferente e na entrevista terá oportunidade de demonstrar sua seriedade e responsabilidade) e idade (não colocar data de nascimento);
  • Endereço (não precisa colocar o número da casa, apt, mas nome da Rua e Bairro é indispensável), Cidade, Estado
  • Telefones (coloque do lado a Operadora, é um diferencial no currículo)
  • E-mail pessoal (mas se for algo parecido com “[email protected]” sugiro criar uma nova conta próximo de “[email protected]”);
  • Link para site pessoal, portfólio ou perfil nas redes sociais.

Objetivo profissional

Não utilize um texto copiado, neste campo coloque apenas a área que deseja (caso já tenha alguma definida) atuar, exemplo: Administrativo, Recursos Humanos, Departamento Pessoal (não precisa colocar o cargo, Assistente, Analista, etc) ou cargo (caso ainda não tenha uma profissão definida) que procura atuar, exemplo: Telemarketing, Atendimento ao público, Caixa.

Recomendamos entre um a três áreas ou cargos que sejam interligados, mas você pode e deve mudar esse objetivo se harmonizando com a vaga que esta se candidatando.

Formação acadêmica

  • Nível (Técnico, Tecnólogo, Bacharelado etc) + nome do curso e da instituição de ensino + data de início/fim. (Se está cursando ou formou em um curso técnico ou superior, não precisa dizer onde fez o ensino médio).
  • Se ainda não começou um curso técnico ou superior, coloque apenas Ensino Médio + Nome da Escola (não precisa data que concluiu).

Experiência profissional (O mais recente primeiro)

  • Nome da empresa
  • Cargo + período (cada caso precisa ser avaliado, mas períodos curtos precisam ter cuidado, assim como se a última experiência foi a muito tempo) + principais atividades (não se limite) e, se possível, alguns destaques/resultados. 

Idiomas

  • Outros idiomas (se possuir) + nível de proficiência;
  • Caso tenha realizado algum intercâmbio, coloque o nome da instituição e do curso + o país + data de início/fim.

Cursos complementares

  • Nome do curso e da instituição + carga horária total + data de início/fim (lembre-se: foque em seu objetivo profissional). Se, por exemplo, você quer ser trabalhar na Área Administrativa, deixe de lado aquele curso de culinária.

Habilidades

  • Liste seu conhecimento nas ferramentas usadas no dia a dia da carreira almejada (CRM, Excel avançado, Photoshop nível intermediário).

Informações complementares

  • Possíveis disponibilidades (de mudança, de viagens, de horário etc);
  • Caso sua área exija habilitação ou carro (e você possua), coloque esta informação;
  • Se você participa de algum grupo como conselho, instituição ou ONG, destaque sua contribuição para a sociedade. 

Pronto! Currículo feito. Ressaltamos que não precisa seguir exatamente esse padrão. Muitos nos solicitam modelos, mas infelizmente não acreditamos que existe modelos atual, existe formatos ideal para cada perfil, a estrutura acima foi para te dar um norte. Frequentemente damos dicas especificas, o que se aplica a cada perfil ou não em nossas redes sociais.

Dicas para fazer currículo Online

Currículo online terá as mesmas informações que o do WORD/PDF, visto que, o currículo é seu histórico profissional e acadêmico, mas no Online você pode explanar mais sobre esse histórico pois não precisa se limitar a duas folhas. Cada empresa possui um tipo de formulário de cadastro diferente em sua página de “Trabalhe Conosco”, você precisa ser adaptável, mas sempre preencha todos os campos de forma completa para ser currículo ser atrativo. Além disso, muitas empresas utilizam palavras chaves para filtrar candidatos no perfil e se você apresentar o currículo muito resumido pode não aparecer como candidato potencial para aquela vaga, mesmo tendo o perfil.

Muitos tem preguiça de digitar a mesma coisa diversas vezes em vários sites. Se for seu caso, escolha um site com seu currículo completo ou até mesmo o seu em Word e vá copiando e colocando ao preencher o currículo online.

Que tal aproveitar agora e fazer seu curriculo Online na Plataforma do Empregos na Bahia? Caso já tenha, verifique se precisa atualizar de acordo com as dicas acima.

CONFIRA VAGAS DE EMPREGO

Aprenda agora a fazer uma carta de apresentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.