Home / Destaques / Aprenda com o EB: Dicas de como se preparar para uma Entrevista de Emprego
Entrevista-de-Emprego

Aprenda com o EB: Dicas de como se preparar para uma Entrevista de Emprego

Muitos que estão a procura de emprego, seja  por que está disponível para o mercado de trabalho ou por que está procurando algo melhor, ficam na expectativa a cada currículo enviado se será chamado para uma entrevista de emprego. Quando essa expectativa se concretiza a alegria toma conta, mas junto acompanha a ansiedade, dúvidas de como deve se vestir, qual postura ter ou quais são as “melhores” respostas as perguntas do entrevistador. Mesmo que já participou de diversas entrevistas passa por esse mix de sentimentos e perguntam-se como se preparar para  demostrar  todo seu potencial.

Antes da Entrevista de Emprego

Primeiramente lembre-se que quem vai lhe entrevistar não é uma empresa, é uma ser humano igual a você e que também sentou na cadeira de candidato para ser contratado. Saiba também que não será aprovado o “melhor” candidato e sim o candidato que melhor se aproximar do perfil desejado no momento. Por isso tire o peso das costas que precisa mostrar algo que não é para ser contratado e se não passar na entrevista de emprego foi por que falhou em algo. Encarre cada entrevista de emprego uma experiência diferente e fonte de aprendizado, a contratação será uma consequência.

Sabendo disso, como se preparar para uma entrevista de emprego? Quando for convocado, informe-se sobre o segmento da empresa, seus produtos/serviços, missão, visão e valores, história, projetos. Esse conteúdo pode ser encontrado no site da empresa ou conversar com alguém que já trabalhe ou trabalhou lá. Lembre-se de utilizar essas informações de  forma estratégica ao responder as perguntas se for adequado. Se não sabe para qual empresa é a entrevista, não precisa se preocupar com essa parte.

Antes da entrevista de emprego, procure saber onde fica o endereço, qual ônibus pegar, quanto tempo é estimado para chegar, para que nada o impeça de chegar a tempo, preferencialmente alguns minutos antes para não chegar ofegante, suado (a) e desesperada. E não correr o risco  de chegar atrasado, isso é um fator super negativo.

Durante a Entrevista de Emprego

Na momento da entrevista você deve conhecer todo o seu histórico profissional que está resumido em currículo, que já deve estar nas mãos do entrevistador, prepare-se para contar sua história profissional para o recrutador, a entrevista tem o único objetivo: conhecer você. E as perguntas vai além do âmbito profissional, questões pessoais também são abordadas, portanto, esteja preparado para falar de sua estrutura familiar, saúde, hobbies, etc. Prepare um questionário e responda, como ajuda pergunte para as pessoas mais próximas o que elas pensam sobre você, em que elas acham que você é muito bom, quais suas principais qualidades e pontos a melhoras e por que acham isso.

Seja um bom ouvinte para interpretar as perguntas do entrevistador e responda de modo breve e convicto! Tenha já em mente histórias reais, com começo, meio e fim, sobre suas conquistas, projetos que participou, os maiores desafios que assumiu e os resultados que alcançou. Se a entrevista é para um cargo de liderança, conte sobre como se preparou para assumir uma equipe e como a desenvolveu. Contar essas histórias demonstra que você se avalia constantemente e busca sempre a melhoria de sua performance.

Não seja apelativo, precisar do emprego para sustentar a família é algo nobre, mas o motivo que fará você ser contratado não é esse. Mas mostre-se interessado, tire as suas dúvidas, mas também seja paciente para discutir questões salariais e benefícios – geralmente são negociados em etapas mais avançadas.

Após a Entrevista de Emprego

Por fim, não transpareça como está se sentindo durante a entrevista ao avaliar o que está acontecendo, não demostre que se sente derrotado por que acredita que os demais candidatos tem mais qualificações ou superioridade como se a vaga já fosse sua. Seja neutro e espere o resultado no momento certo.

Agora que já sabe mais detalhes sobre a vaga e a empresa, avalie o quanto se identificou com a oportunidade proposta, com os valores da empresa, com a forma como foi recebido e se sentiu, o candidato também pode e deve escolher qual empresa deseja trabalhar e qual não se adequaria.

10 maneiras eficazes de acelerar sua recolocação profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.