A construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica deve gerar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, sendo a maior parte das vagas ocupadas por mão de obra baiana. Para isso, serão realizadas ações de qualificação profissional, além do fortalecimento dos pequenos negócios na área de influência da ponte.  Os dados foram apresentados pelo CEO Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, em reunião com o gestor da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, nesta terça-feira (11).

No mesmo dia, o Tribunal de Constas do Estado (TCE) aprovou a homologação da proposta de consenso entre o Estado e Consórcio, destravando o processo para tocar as obras do empreendimento, cuja instalação do canteiro de obras deve ocorrer no início de 2026. A construção da maior ponte sobre lâmina d´água da América latina, com 12,4 km de extensão, terá investimento de R$ 10,4 milhões.  A concessão ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com os grupos chineses CRCC e CCCC e terá a duração de 29 anos e outros seis anos de construção.

Parceria – O objetivo da reunião do Consórcio com a Setre foi o de promover parceria em áreas de expertise da pasta como a qualificação de mão de obra profissional e fortalecimento de pequenos negócios de baixa renda com ações voltadas ao empreendedorismo popular e da economia solidária. O conjunto de ações nesses setores contribuirá para a geração de renda na região de influência da ponte e do sistema viário que abarca 250 municípios.

“Essa é uma das principais obras de infraestrutura do país, a maior ponte sobre o mar da América Latina, um investimento significativo que pode alterar bastante a nossa economia e o desenvolvimento da Bahia. Estamos tratando de qualificação profissional, economia solidária, o acolhimento das comunidades tradicionais que existem na ilha, a integração econômica para não deixar ninguém para trás e garantir oportunidades de geração de renda, de trabalho para o conjunto da população, não só de Salvador, como da ilha e do Recôncavo Baiano”, disse o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.

O CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, enfatizou a parceria para qualificação e absorção de mão de obra local para a construção do equipamento.

“A Setre é, sem dúvida, um parceiro representativo nessas duas agendas, que é a agenda de formação e qualificação de mão de obra para nos apoiar no processo de construção da ponte. A gente quer priorizar a mão de obra local, qualificar a mão de obra local. Que a gente possa dar oportunidade para todos baianos que estarão presentes e participando da construção da ponte. E a segunda a segunda plataforma é, sem dúvida, o desenvolvimento do empreendedorismo da economia solidária e da inclusão social das comunidades tradicionais como vetor de desenvolvimento econômico social dessa região que será, então, beneficiada”, disse.

Fique ligado(a)! As oportunidades serão postadas por meio do nosso site Empregos na Bahia. Por enquanto, vejam as nossas vagas maias recentes Clicando Aqui. – Fonte: trbn


GRUPOS: WHATSAPP / TELEGRAM CANAL WHATSAPP
NOSSAS PÁGINAS: INSTAGRAM / FACEBOOK / LINKEDIN

Artigo anteriorHoppe Clin abre 03 novas oportunidades de emprego
Próximo artigoTrabalho Home Office! A Brasil TecPar está contratando um Assistente de Atendimento Corporativo para atuar remotamente