quarta-feira , 29 março 2017
Vaga para Concursos

Concursos para PM e bombeiros acontece até abril; não deixe de conferi!

Concurso público é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação.

O governador Rui Costa anunciou na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa que oconcurso para os bombeiros e Polícia Militar da Bahia, anunciado no ano passado, acontece até abril. Serão duas mil vagas para soldados da PM, 60 para oficiais, 750 vagas para soldados do Corpo de Bombeiros e 30 para oficiais da mesma corporação. O certame será para repor os servidores que vão se aposentar ou estão prestes a fazê-los.

Para melhorar a infraestrutura aos policiais, ele anunciou também a troca de todas as viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil e o investimento de 260 milhões em ampliação do videomonitoramento em Salvador.

Fundo Penitenciário

Entre os projetos prioritários a serem enviados pelo Executivo para a Assembleia Legislativa este ano está a criação de um Fundo Penitenciário. O governador anunciou que tem o objetivo de igualar o número de presos ao de vagas na Bahia, apesar de alegar que o estado é a unidade federativa do Brasil com a menor proporção de presos e vagas.

"Estamos finalizando a abertura de 5.035 novas vagas no sistema prisional baiano", apontou o governador. Quatro presídios do estado estão construídos e nos últimos ajustes para o funcionamento e, juntos tem capacidade para cerca de duas mil vagas. Atualmente, o déficit de vagas no estado é entre duas e três mil vagas.

Ainda na questão penitenciária, o governador anunciou que vai investir mais em condições para a aplicação de penas alternativas, evitando que o preso que cometeu crimes de menor gravidade se misture com aqueles envolvidos no crime organizado. Ele salientou que o estado permite que em 16 cidades presos cumprem penas alternativas prestando algum serviço público, sob monitoramento do estado.

Integração com a população

Destacando os avanços que houveram na relação entre a polícia militar e a população civil com a implantação das Bases Comunitárias de Segurança, Rui revelou que vai aprofundar mais esta relação através da implantação de centros olímpicos no interior do estados abertos à comunidade em dez quartéis da PM. "Com isso chamamos a juventude para a prática esportiva e integramos nossa polícia com a comunidade".

O governador revelou que as reuniões do Programa Pacto pela Vida serão realizados no interior do estado. Segundo Rui, a medida visa reduzir os índices de crimes violentos e letais fora da capital. Ele anunciou que com o programa conseguiu essa diminuição por dois anos seguidos em Salvador e Região Metropolitana.

Texto: Carol Aquino, do Correio 24h

Fonte: IBahia.com

OUTRAS OPORTUNIDADES: