noticias-Empregos-na-Bahia

Como fazer o primeiro currículo: 5 dicas para quem não tem experiência profissional

Fazer o primeiro currículo pode ser um desafio para quem não tem experiência profissional, como os universitários que estão em busca de um estágio. Para ajudar a preencher o documento, a gestora de RH Mônica Fernandes, elaborou uma lista com cinco dicas para os leitores do EXTRA.

– O currículo desempenha o papel de um cartão de visitas, sendo necessário consistência e veracidade. É importante evitar informações que não estejam relacionadas à vaga e estar atento ao tamanho do documento – explica.

1- Economize papel

O currículo deve ser sucinto, com todas as informações cabendo em uma folha (no máximo duas). Não há necessidade de incluir capa no documento.

2 – Organize em categorias

Inserir informações fora de ordem indica que você não é organizado, portanto separe o currículo em categorias. Na parte de cima ficam as informações pessoais, como nome e idade. Destaque os seus pontos fortes (cursos extracurriculares, idiomas, etc.) e preencha em ordem cronológica, a partir do mais recente.

3- Cuidado com habilidades genéricas

DESEJA FAZER PARTE DA NOSSA EQUIPE EXCLUSIVA? CLIQUE AQUI!!

Evite destacar habilidades genéricas, como criatividade e proatividade. Essa informação será avaliada pelos recrutadores durante a entrevista ou dinâmica de grupo. Vale mais a pena contar sobre trabalhos interessantes realizados na faculdade, por exemplo.

4 – Destaque os cursos extracurriculares

Conhecimentos adquiridos em cursos livres, ou extracurriculares, são bem-vindos no currículo. Na internet há diversas instituições que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitamente, em diversas áreas. Estudar assuntos referentes à vaga pretendida mostra aos recrutadores que o candidato é interessado e investe no seu desenvolvimento profissional.

5 – Voluntariado conta pontos

Para quem não tem qualquer experiência no mercado de trabalho, a vivência como voluntário em projetos sociais pode ser uma boa forma de mostrar comprometimento e profissionalismo. Procure participar de ações ligadas ao seu objetivo profissional. – Fonte da dica: Redação do iBahia