Estágios

Bahia tem 500 vagas de estágio abertas; número deve aumentar

Vaga para estágio

Esse número deve mais que quadruplicar nos próximos meses

Estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho devem se ligar. No momento estão abertas 500 vagas de estágio em toda a Bahia. Mas esse número deve mais que quadruplicar nos próximos meses. Historicamente, as oportunidades de estágio são maiores no segundo semestre de cada ano, tendência que deve se repetir, e ainda com mais força, em 2017 devido à aposta das empresas na retomada da economia.

Só no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) são 451 vagas em todo o estado, 140 delas para Salvador.  A expectativa da instituição é fechar o mês de julho com abertura de 2 mil vagas.  “Nesse período de crise percebemos que as empresas estão cada vez mais conscientes quanto ao investimento em estagiários. É um investimento para o futuro, pois quando a crise passar a organização já terá um funcionário preparado de acordo com a cultura organizacional dela”, afirmou Edneide Lima, gerente de Desenvolvimento de Carreiras do instituo.

A observação de Edneide é a mesma constatada por uma pesquisa realizada, desde 2013, pela Companhia de Estágio, empresa que auxilia a contratação de estagiários em todo o país. O estudo revelou que as oportunidades de estágio crescem, em média, 7,4% durante o segundo semestre.

Em 2016, o crescimento foi de 61,6% em comparação com o primeiro semestre. “As empresas abrem mais vagas para se preparar para a reposição dos contratos que irão vencer no final do ano”, explica o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian. “Isso demonstra também recuperação do mercado, que está voltando a contratar”, completa.

Concorrência

A pesquisa também registrou queda de 26% na proporção de candidatos por vaga no final de 2016. Quem se candidatou no início do ano passado enfrentou cerca de 20 candidatos a mais do que quem fez seleção no segundo período do ano.

No entanto, a especialista em recursos humanos e diretora da RH&CIA Sandra Fiamoncini alerta que os jovens não devem ficar apostando na baixa concorrência, mas sim no fortalecendo do currículo e no networking, elementos fundamentais na hora de conseguir um estágio.

“É importante que o jovem cadastre seu currículo nos sites das empresas que os interessam. Também é necessário frequentar eventos, como workshops e palestras, pois além de serem ótimos lugares para fazer contatos, enriquece o currículo”, explicou.

O QUE AS EMPRESAS MAIS PROCURAM NOS ESTAGIÁRIOS

Cultura da empresa: Conhecimentos sobre a filosofia da empresa são cobrados nas entrevistas, e é necessário para saber se você se encaixa no perfil organizacional.

Histórico: Manter boas notas na universidade é um critério decisivo, sobretudo nas disciplinas específicas do curs

Idiomas: Quem deseja estagiar em multinacionais deve ter, pelo menos, inglês básico. Falar vários idiomas pode ser um diferencial em relação a outros concorrentes.

Formação extracurricular: Participar de palestras e seminários ligados à área de estudo é um diferencial.

Disponibilidade: Seja uma pessoa proativa e flexível, mostre-se capaz de fazer coisas que estão além da sua rotina de trabalho diário.     –     Fonte: iBahia

Topo